Show de informações, análises e comentários. Aqui aconteceu vira notícia!
Carregando...
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. O galdinista vem dizendo que em 2026, pela primeira vez, em virtude da forte polarização entre a DIREITA X ESQUERDA, a eleição presidencial vai influir bastante nas eleições estaduais. Essa influência deverá acontecer tanto na maneira do eleitor votar naturalmente de forma vinculada para presidente, governador e senador, seja de DIREITA ou de ESQUERDA, como também, na forma dos partidos políticos definirem nacionalmente em quem seus candidatos deverão apoiar nos estados para presidente da república.
Em 2026 a coisa vai ser diferente, não terá essa conversa mole, nem muito menos a possibilidade de um partido seja de DIREITA ou de ESQUERDA, votar em candidatos de linha ideológica diferente. Por exemplo: o candidato a governador de DIREITA, terá que apoiar e votar no candidato a presidente da república de DIREITA, o de ESQUERDA, terá que apoiar e votar no de ESQUERDA e por aí vai. Não estou falando de voto vinculado, pois, não se trata uma obrigação legal. Estou falando de um compromisso e obrigação partidária, que será exigida para seus candidatos, sob pena de não passarem nas convenções partidárias do próximo ano, principalmente, os partidos que fazem parte de federações e fusões, ou seja, ninguém que seja candidato a cargos majoritários poderá “mijar fora do pinico”... entenderam? Com relação às candidaturas proporcionais(deputados estaduais e federais), poderá haver flexibilizações, mas com relação às candidaturas majoritárias(presidente, governador e senador), a pancada do bombo será diferente, quem viver verá!
Aqui na Paraíba, o candidato a governador pela DIREITA deverá ser o senador Efraim Morais(atualmente no UNIÃO BRASIL - UB), que deverá votar em um candidato à presidência da república de DIREITA(seja quem for). Já pela ESQUERDA, o candidato a governador será o deputado Adriano Galdino(atualmente no REPUBLICANOS), que já disse publicamente que seu candidato é LUIS INÁCIO LULA DA VIDA – LULA. Resta saber como vai ficar a posição do governador João Azevedo(PSB), que se sair do governo para ser candidato a senador, deverá votar em LULA(ESQUERDA), mas, apoiará Lucas Ribeiro, que é do PP, portanto, de DIREITA. Como vai ficar essa “matemática partidária”? Será Lucas Ribeiro, atualmente no PP, vai ter que se filiar ao PSB do governador João?
Com relação a Federação Partidária entre PP e UB, diziam lá atrás, que quem iria comandar essa federação na Paraíba seria o deputado federal Aguinaldo Ribeiro(PP), em virtude de seu grande prestígio em Brasília. No entanto, esqueceram que o senador Efraim Filho(UB), também tem muito prestígio em Brasília, e pelo novo andar da carruagem, em virtude de suas posições claras e objetivas, defendendo a DIREITA, Efraim, ao contrário do que muita gente pensava, deverá ser o grande comandante da Federação PP e UB aqui na Paraíba em breve.
Então, resta saber como vai se posicionar o GRUPO RIBEIRO, uma vez que se perder o comando da Federação PP/UB, deverão migrar para um outro partido ou se pulverizarem em outros partidos. Além disso, é preciso saber se o governador João, VAI OU NÃO VAI deixar o governo. Eis a questão! O que se tem de concreto a preço de hoje na Paraíba, são apenas DUAS CANDIDATURAS ao governo do estado: Adriano Galdino, pela ESQUERDA, com o apoio de LULA e Efraim Morais, pela DIREITA, com o apoio do bolsonarismo. Os demais postulantes a governador(Cícero(PP) e Pedro(PSD)), ainda são incógnitas, pois, vão depender das arrumações partidárias. Com relação a Lucas Ribeiro(PP), vai depender da saída ou não de João Azevedo do governo do estado. Vamos aguardar os acontecimentos. Haja coração!
Criado em 28/07/2025 às 18:43
Atualizado em 28/07/2025 às 18:43